O sentido de "práticas lúdicas" na Educação Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo apresenta os avanços de uma pesquisa que se concentra nas perspectivas teóricas ao redor do jogo como conteúdo a ser ensinado nos Desenhos Curriculares Jurisdicionais (DCJ) do ensino superior em Educação Física na Argentina. Especificamente, o documento funciona em 3 JCDs, uma vez que eles nomeiam seus temas como "práticas lúdicas" e, portanto, apresentam os significados atuais do que procuramos analisar neste trabalho: o "lúdico" como uma categoria. Para esta análise, em primeiro lugar, apresentaremos algumas críticas interessantes de Grillo sobre o pensamento lúdico como qualidade natural e de Rivero sobre o uso adjetival do conceito, já que eles apresentam visões locais que disputam diretamente o significado que circula nos desenhos. Em segundo lugar, as ideias de Benveniste serão desenvolvidas devido à sua utilidade teórica ao pensar em ludicidade, superando as críticas acima mencionadas, a fim de avançar com a análise dos currículos de formação em relação à ludicidade, a fim de triangular as categorias sociais e analíticas.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
La cesión de derechos no exclusivos implica también la autorización por parte de los autores para que el trabajo sea alojado en los repositorios institucionales UNLP (Sedici y Memoria Académica) y difundido a través de las bases de datos que los editores consideren apropiadas para su indización, con miras a incrementar la visibilidad de la revista y sus autores.
Referências
Benveniste, E. (1947). El Juego como estructura. «Le jeu comme sctructure». Deucalion, 2, 161-167.
Beillerot, J. (1998). Los saberes, sus concepciones y su naturaleza. En J. Beillerot, C. Blanchard-Laville y N. Mosconi (Ed.), Saber y relación con el saber (pp. 19-42). Buenos Aires: Editorial Paidos.
Bordoli, E. (2007). La tríada del saber en lo curricular. Apuntes para una teoría de la enseñanza. En E. Bordoli, & C. Blezio (Comps.), El borde de lo (in) enseñable. Anotaciones para una teoría de la enseñanza (pp. 27-52). Departamento de Publicaciones de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Universidad de la República: Montevideo.
Crisorio, R. y Lescano, A. (2021) Juego y Realidad. Lúdicamente, 10(20), Mayo-Septiembre 2021.
Dirección General de Cultura y Educación. Provincia de Buenos Aires. República Argentina. (2009). Diseño curricular: Profesorado de Educación Física. Recuperado de: https://abc.gob.ar/secretarias/sites/default/files/2021-05/Dise%C3%B1o%20Curricular%20Profesorado%20de%20Educaci%C3%B3n%20F%C3%ADsica.pdf
Ministerio de Cultura y Educación. Provincia de La Pampa. República Argentina. (2016). Diseño Curricular Jurisdiccional: Profesorado de Educación Física. Recuperado de: https://repositorio.lapampa.edu.ar/index.php/materiales/superior/item/profesorado-educacion-fisica
Foucault, M. (1996). La arqueología del saber. Buenos Aires: Siglo XXI.
Grillo, R. (2018). Mediação semiótica e jogo na perspectiva histórico-cultural em educação física escolar. (Tesis de doctorado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, Brasil. Disponible en: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/332964
Laclau, E. (1996). Emancipación y diferencia. Buenos Aires: Ariel.
Consejo Provincial de Educación. Provincia de Neuquén. República Argentina. (2013). Plan de Estudios Profesorado de Educación Física. Recuperado de: https://ifd2-nqn.infd.edu.ar/sitio/wp-admin/upload/Plan_de_Estudio_525_Ed._Fisica.pdf
Rivero, I. (2012). El juego desde la perspectiva de los jugadores: Una investigación para la didáctica del jugar en educación física. (Tesis doctoral). Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, La Plata, Argentina.