Pedagogia de treinamento: Articulação entre ensino e extensão

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Andrea Anahí Rodríguez

Resumo

Este artigo pretende compartilhar uma proposta pedagógica na formação de Professores de Educação Física, que foi realizada para abrir possibilidades aos alunos de realizarem práticas docentes em diferentes áreas de atuação e intervenção. Essa proposta pedagógica foi implementada nas aulas práticas, que tem como um de seus objetivos o ingresso de alunos em escolas da rede formal de ensino e a atuação como professores nas aulas de Educação Física. Em função dos debates que vinham ocorrendo, a implementação de outras práticas surgiu como necessária, não somente às práticas escolares, para possibilitar a análise de situações a partir de outras perspectivas e contrapor a lógicas diferentes e diversas. Assim, a proposta pedagógica para a formação de professores em Educação Física consistia em articular os processos de formação e as ações de um projeto de extensão que vinha sendo desenvolvido antes dessa decisão. Nesse sentido, ensinar a ensinar Educação Física é uma questão complexa que representa um processo dinâmico. Por isso, nesta ocasião, é apresentada uma possível alternativa que articule extensão e ensino e que possibilite ampliar os debates sobre práticas docentes e práticas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodríguez, A. A. (2022). Pedagogia de treinamento: Articulação entre ensino e extensão. Educación Física Y Ciencia, 24(4), e238. https://doi.org/10.24215/23142561e238
Secção
Artigos
Biografia Autor

Andrea Anahí Rodríguez, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata, Argentina

Departamento Educación Física - JTP

Referências

Althusser, L. (1974). Ideología y aparatos ideológicos de Estado. (Notas para una investigación). Colombia: La oveja negra.

Bourdieu, P. y Passeron, J. (1996). La Reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. México: Editorial Laia S.A.

Bourdieu, P. (2008). Capital cultural, escuela y espacio social. Buenos Aires: Siglo veintiuno.

Butelman, I. (2006). Pensando las instituciones. Sobre teorías y prácticas en educación. Buenos Aires: Paidós.

Caruso, M. y Dussel, I. (2001). De Sarmiento a los Simpsons. Cinco Conceptos para Pensar la Educación Contemporánea. Buenos Aires: Kapelusz.

Cullen, C. (2012). Crítica de las razones de educar. Temas de filosofía de la educación. Buenos Aires: Paidós.

Davini, C. (2015). La formación en la práctica docente. Buenos Aires: Paidós.

Dubet, F. (2006). El declive de la Institución. Profesiones, sujetos e individuos ante la reforma del Estado. Barcelona: Gedisa.

Foucault, M. (1992). Microfísica del poder. Madrid: La Piqueta.

Jacotot, J. (2008). Enseñanza Universal. Lengua Materna. Buenos Aires: Cactus.

Kohan, W. (2003). Un ejercicio de filosofía de la educación. Cuaderno de Pedagogía.Rosario, 6(11), 73-78.

Meirieu. (2010). Frankenstein Educador. Barcelona: Laertes.

Profesorado en Educación Física - Licenciatura en Educación Física. (Plan de estudios 2000) (en línea). Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Departamento de Educación Física. Disponible en: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/planes/pl.2/pl.2.pdf

Rancière J. (1988). Escuela, Producción, Igualdad. En L’école de la démocratie. France: Fondation Diderot. Recuperado de: http://www.horlieu‐editions.com/textes‐en‐lignes/politique/ranciere‐ecole‐production‐egalite.pdf

Rancière, J. (2003). El maestro ignorante: cinco lecciones sobre la emancipación intelectual. Barcelona: Laertes.

Rancière, J. (2016). El maestro ignorante: cinco lecciones sobre la emancipación intelectual. Buenos Aires: Libros del Zorzal.

Rodríguez, A. (dir.). (2015). Inclusión y Educación Física. (Proyecto de extensión). Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Recuperado de http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/extension/px.244/px.244.pdf

Rovelli, C. (2018). El orden del tiempo. Barcelona: Anagrama.

Sosa Velásquez, M. (2012). ¿Cómo entender el territorio? Guatemala: Editorial Cara Parens.