Entre o corpo e a Amavet: Planos e Programas em Educação Física Curso de Formação de Professores e Bacharelado em Educação Física UNLP- FaHCE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bárbara S. Visciglia

Resumo

Este trabalho visa investigar as concepções teóricas que circulam nos currículos de Formação de Professores e Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Ciências Humanas e Educação da Universidade Nacional de La Plata a respeito do corpo, e se a teoria de Amavet é visível em relação com esse conceito, tanto nesses planos como nos currículos das disciplinas de Educação Física I a V. Pensar na teoria de Amavet torna-se substancial, já que este autor foi o criador do curso de Educação Física da Universidade Nacional de La Plata; da mesma forma, problematizar o conceito de corpo no plano nos permite ampliar a perspectiva em termos conceituais, além de tornar visíveis e investigar as teorias que fazem parte dele. Em suma, o estudo começará por analisar a teoria de Amavet sobre o conceito de corpo e, após estabelecer esta estrutura teórica, analisará e refletirá sobre este conceito nos documentos já estabelecidos, ao mesmo tempo que investigará quais outras teorias circulam ao redor do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Visciglia, B. S. (2022). Entre o corpo e a Amavet: Planos e Programas em Educação Física Curso de Formação de Professores e Bacharelado em Educação Física UNLP- FaHCE. Educación Física Y Ciencia, 24(4), e235. https://doi.org/10.24215/23142561e235
Secção
Artigos

Referências

Agamben, G. (2011). Desnudez. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora.

Amavet, A. (1957). Apuntes para una introducción al estudio de la Educación Física. La Plata: Publicación interna del Departamento de Educación Física (FaHCE).

Amavet, A. (1967). Cuadernos de Educación Física Renovada Nº1. Inédito. La Plata.

Amavet, A. (1968). Cuadernos de Educación Física Renovada N° 2. Inédito. La Plata.

Amavet, A. (1969). Cuadernos de Educación Física Renovada N° 3. La Plata.

Bachelard, G. (2000). La noción de obstáculo epistemológico. Buenos Aires: Siglo XXI.

Castro, E. (2004). El vocabulario de Michel Foucault. Un recorrido alfabético por sus temas, conceptos y autores. Buenos Aires: Prometeo/Universidad Nacional de Quilmes.

Crisorio, R. (2009). Educación Física. En R. Crisorio y M. Giles (Dirs.), Estudios críticos de Educación Física (pp. 45-58). La Plata: Al Margen.

Crisorio, R. (2017). ¿Un cuerpo incorporal? En R. Crisorio y C. Escudero (Coords.), Educación del cuerpo. Currículum, sujeto y saber (pp. 179-189). La Plata: FaHCE Publicaciones.

Crisorio, R. (2010). Homero y Platón: Dos paradigmas de la educación corporal (Tesis de posgrado). Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Eidelsztein, A. (2001). Las estructuras clínicas a partir de Lacan. Buenos Aíres: Letra Viva.

Freire, P. (1973) Pedagogía del oprimido. Buenos Aires: Siglo XXI.

Fridman, J. (2015) Aproximaciones a las obras principales de Alejandro J. Amavet. En O. Ron y A. Levoratti (Coords.), Diálogos con Alejandro Amavet: A propósito de la Educación Física renovada. La Plata: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Galak, E. (2011). El problema del "ser-cuerpo" y el "tener-cuerpo" en la Educación Física de Amave. En Actas 9º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias (2011 La Plata). La Plata: UNLP-FaHCE.

Galak, E. (2012). Del dicho al hecho (y viceversa): El largo trecho de la construcción del campo de la formación profesional de la Educación Física en Argentina (Tesis de posgrado). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Larrosa, J. (2004). Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte, MG: Autentica.

Parenti, C. (2015). Biografía de Alejandro J. Amavet y estudio esquemático de sus principales producciones. En O. Ron y A. Levoratti (Coords.), Diálogos con Alejandro Amavet: A propósito de la Educación Física renovada. La Plata: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Plan de estudios del Profesorado y Licenciatura en Educación Física (2000). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Programa de Educación Física I (2006). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Programa de Educación Física II (2006). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Programa de Educación Física III (2009). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Programa de Educación Física IV (2007). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Programa de Educación Física V (2008). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Ron, O. y Levoratti, A. (Coords.) (2015). Diálogos con Alejandro Amavet: A propósito de la Educación Física renovada. La Plata: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Tardif, M. (2014) Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Madrid: Narcea.

Villa, A. (2000). La conformación de la profesionalidad de la Educación Física a partir de la creación del profesorado en la UNLP (Tesina de Licenciatura). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Villa, A. (2011). Curriculum, Educación Física y formación del profesorado. Revista Agora, 13(3), 321-340.