Avaliação em Educação Física: uma questão da Educação Contemporânea
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo questiona um aspecto transcendental da educação e que nossa disciplina, a Educação Física (doravante EF), não consegue incorporar e definir de forma clara e precisa: a avaliação. Para isso, em primeiro lugar analisaremos a avaliação como um problema da educação em geral e, posteriormente, introduzimos nossa disciplina; nos paradigmas que prevaleceram e ainda prevalecem em nossas práticas e nas concepções que os fundamentam, que entendem o corpo e o movimento como algo natural e dado, e o método quantitativo como o mais utilizado para esse fim. Pretendemos demonstrar como essa postura não só dificulta e torna ineficaz o processo de apreciação de valores em sala de aula, mas também em toda a nossa prática cotidiana, o que denota uma mudança urgente.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
La cesión de derechos no exclusivos implica también la autorización por parte de los autores para que el trabajo sea alojado en los repositorios institucionales UNLP (Sedici y Memoria Académica) y difundido a través de las bases de datos que los editores consideren apropiadas para su indización, con miras a incrementar la visibilidad de la revista y sus autores.
Referências
Anijovich, R. y Capelletti, G. (2017). La Evaluación como oportunidad. Paidós.
Blázquez Sánchez, D. (2006). Evaluar en Educación Física (9° ed.). INDE.
Carballo, C. y Crespo, B. (2003). Aproximaciones al concepto de cuerpo. Perspectiva, 21(01), 229-247. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10215/9470
Diaz Barriga, A. (2007). Didáctica y Curriculum. Paidós Educador.
García Carrillo, L. E. (2021). Procesos curriculares y evaluativos en la Educación Física escolar. Sello
editorial de la Universidad de Tolima.
Meirieu, P. (2013). La opción de educar y la responsabilidad pedagógica. Conferencia Ministerio de
Educación de la República Argentina.
Milstein, D. y Méndez, H. (2017). La escuela en el cuerpo. Estudios sobre el orden escolar y la construcción
social de los alumnos en escuelas primarias. Miño y Dávila.
Pérez Iribar, G., Beleño Fuentes, M. y Ramírez Guerra, D. M. (2013). El desarrollo de las habilidades motrices en la Educación Física Escolar. OLIMPIA. Revista de la Facultad de Cultura Física de Granma, 10(33), 57-70. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6210850
Sarni, M. (25-27 de octubre 2017). Evaluación del aprendizaje, conocimiento e ideología. [Jornadas de Investigación en Educación Superior]. Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Uruguay. https://www.cse.udelar.edu.uy/jies2017/wp-content/uploads/sites/5/2018/04/CO11-SARNI.pdf
Scharagrodsky, P. y Southwell, M. (2007). El cuerpo en la escuela. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología. (Explora, las ciencias en el mundo contemporáneo. Pedagogía). En Memoria Académica. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.869/pm.869.pdf
Tenti Fanfani, E. (2004). Viejas y nuevas formas de autoridad docente. Todavía, 7, 39-43. http://www.revistatodavia.com.ar/todavia07/notas/tenti/txttenti.html