Causas de abandono na faixa etária infanto-juvenil do rúgbi na Argentina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa realizada com treinadores e treinadoras de rúgbi responsáveis por grupos com idades entre 11 e 15 anos, no ano de 2019 na Argentina, sobre as causas do abandono da prática esportiva. A pesquisa aborda categorias de estudo como o número de jogadores e jogadoras (no início e no final do ano) e sua relação com as causas do abandono do rúgbi. Esta análise propõe uma primeira aproximação ao problema. Para isso, foram entrevistados 302 treinadores de diferentes clubes e associações de rúgbi. A pesquisa foi obtida por meio de uma amostra de várias estapas. O instrumento utilizado foi um questionário de elaboração própria. Os resultados indicam que as formas de treinamento (incluindo as diferentes propostas pedagógicas para os jogadores e jogadoras nos níveis de aprendizagem e a abordagem de ensino na área de contato), a falta de envolvimento adequado e a falta de empatia representam 68% dos motivos de abandono do número total de participantes. A porcentagem restante das causas foi atribuída a motivos econômicos (taxas ou transferências), ao relacionamento e ao papel dos pais e, por fim, ao tipo de competição. Cabe esclarecer que a presente pergunta de investigação está incluída nas linhas de redação de uma tese de doutorado.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
La cesión de derechos no exclusivos implica también la autorización por parte de los autores para que el trabajo sea alojado en los repositorios institucionales UNLP (Sedici y Memoria Académica) y difundido a través de las bases de datos que los editores consideren apropiadas para su indización, con miras a incrementar la visibilidad de la revista y sus autores.
Referências
Anguera, M. T. y Blanco, A. (2003). Registro y codificación en el comportamiento deportivo. En A. Hernández Mendo (coord.), Psicología del Deporte (Vol. 2). Metodología (pp. 6-34). Buenos Aires: Efdeportes (https://www.efdeportes.com) [Reimpreso en A. Hernández Mendo (coord.) (2005). Psicología del Deporte, Vol. II, Metodología (pp. 33-66). Sevilla: Wanceulen]
Carballo, C. (2015). Padrón de instituciones deportivas y relevamiento del deporte infanto-juvenil en el Gran La Plata (2014-2015). En A. Levoratti, y D. Zambaglione (comp.), La recreación y el deporte social como medio de inclusión: Conceptualización reflexiones y debates (pp. 85-106). Berazategui: Engranajes de la Cultura. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=libros&d=Jpm3513
Carlin, M. (2015). El abandono de la práctica deportiva, motivación y estados de ánimo en deportistas. Wanceulen Editorial Deportiva.
Carlin, M., Salguero, A., Márquez, S. y Garcés de Los Fayos, E. (2009). Estudio de las orientaciones de meta en deportistas universitarios: Análisis del género, tipo de deporte y nivel competitivo. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 4, 201-216.
Casajús, J. (2019). El rugby y los entrenadores de categorías formativas: hallazgos para pensar la práctica. 13 Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.12867/ev.12867.pdf
Cei, A. (1996). La motivación en la práctica deportiva de atletas jóvenes. IV Congreso Nacional y Andaluz de la Actividad Física y el Deporte. Investigación y Aplicación. Instituto Andaluz del Deporte. Málaga.
Cervelló, E., Escartí, A. y Guzmán, J. (2007). Youth sport dropout from the Achievement Goal Theory. Psicothema, 19, 65-71.
Chu, T. y Zhang, T. (2018). Motivational processes in Sport Education programs among high school students: A systematic review. European Physical Education Review, 24(3), 372–394. https://doi.org/10.1177/1356336X17751231 DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X17751231
Cienfuegos Velasco, M., García Manzano, P. J. y González Pérez, C. (2022). Lo cuantitativo y cualitativo desde un tratamiento estadístico. RICSH Revista Iberoamericana De Las Ciencias Sociales Y Humanísticas, 11(21), 18-49. DOI: https://doi.org/10.23913/ricsh.v11i21.275
Davis, L., Appleby, R., Davis, P., Wetherell, M. y Gustafsson, H. (2018). The role of coach-athlete relationship quality in team sport athletes’ psychophysiological exhaustion: implications for physical and cognitive performance. Journal of sports sciences, 36(17), 1985-1992. https://doi.org/10.1080/02640414.2018.1429176 DOI: https://doi.org/10.1080/02640414.2018.1429176
Enoksen, E. (2011). Drop-out rate and drop-out reasons among promising Norwegian track and field athletes: A 25-year study. Scandinavian Sport Studies Forum, 2, 19-43.
Fraser-Thomas, J., Côté, J. y Deakin, J. (2008). Understanding dropout and prolonged engagement in adolescent competitive sport. Psychology of Sport and Exercise, 9, 645-662. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2007.08.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2007.08.003
García, M. (2009). La dualidad globalizadora del deporte contemporáneo. Apunts. Educación Física y Deportes, 97, 29-36.
Gómez Escribano, L. (2017). Revisión y análisis de los motivos de abandono de práctica de actividad física y autopercepción de competencia motriz. Journal of Negative and No Positive Results: JONNPR, 2(2), 56-61. https://doi.org/10.19230/jonnpr.1225
Gould, D., Feltz, D., Horn, T. S. y Weiss, M. R. (1982). Reasons for attrition in competitive youth swimming. Journal of Sport Behavior, 5, 155-165.
Martin, D. E. (1997). Interscholastic sport participation: reasons for maintaining or terminating participation. J Sport Behav, 20, 94-104.
Martínez Baena, A., Chillón, P., Martín-Matillas, M., Pérez López, I., Castillo, R., Zapatera, B., Vicente-Rodríguez, G., Casajús, J., Álvarez-Granda, L., Romero Cerezo, C., Tercedor, P. y Delgado-Fernández, M. (2012). Motivos de abandono y no práctica de actividad físico-deportiva en adolescentes españoles: estudio Avena. Cuadernos de Psicología del Deporte, 12(1), 45-54. Recuperado de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1578-84232012000100005&lng=es&tlng=es. DOI: https://doi.org/10.4321/S1578-84232012000100005
Martínez Migueles, M. (2006). Validez y confiabilidad en la metodología cualitativa. Paradígma, 27(2), 7-33. Recuperado de http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512006000200002&lng=es&tlng=es
Molinero, O., Salguero, A., Tabernero, B., Tuero, C. y Márquez, S. (2005). El abandono deportivo: propuesta para la intervención práctica en edades tempranas. EF Deportes. Revista Digital, 10(90).
Nascimento Junior, J. R., Silva, E. C., Freire, G. L. M., Granja, C. T. L., Silva, A. A. y Oliveira, D. V. (2020). Athlete’s motivation and the quality of his relationship with the coach. Apunts. Educación Física y Deportes, 142, 21-28. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/4).142.03 DOI: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/4).142.03
Pujol Leyva, O., Guerra Martínez, N., Esteves Fajardo, Z. I. y Rodríguez Elías, A. O. (2022). Acciones motivacionales para prevenir el abandono deportivo en practicantes de Atletismo. Ciencia y Educación, 3(6), 19-24. Recuperado de https://cienciayeducacion.com/index.php/journal/article/view/138
Saura, J. (1996). El entrenador en el deporte escolar. Lleida: Fundació Pública Institut d’Estudis Llerdencs.
Salguero del Valle, A., Tuero del Prado, C., González Boto, R. y Márquez Rosa, S. (2003). Factores que inducen al abandono de la natación de competición: validación del cuestionario de causas de abandono de la práctica deportiva para jóvenes nadadores. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Universidad de León.
Tabachnick, B. y Fidell, L. (2001). Using multivariate statistics. New York: Harper & Row. Torre, E., Cárdenas, D. y García, E. (2001). La motivación en la práctica físico deportiva. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, 39.
Velasco Valencia, J. y Sinisterra Idrobo, J. (2020). Estudio sobre los factores de deserción deportiva competitiva de futbolistas de la comuna uno en la ciudad de Palmira, Valle del Cauca. Universidad del Valle.
Weiss, M. y Williams, L. (2004). The why of youth sport involvement: A developmental perspective on motivational processes. En M. Weiss, Developmental sport and exercise psychology: A lifespan perspective (pp. 223-268). Morgantown, WV: Fitness. https://api.semanticscholar.org/CorpusID:146918893
Weis, G. (2013). Orientación de meta ego y tarea de los atletas y entrenadores y su relación con los motivos de abandono del deporte federado: caso del sur de Brasil (Tesis doctoral). Universidad de Santa Cruz do Sul (UNISC).