Methodology for the study of activity in the area of Physical Education. Results of the analysis
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Nesse projeto de investigação chamado “Análise do trabalho docente: os enunciados das atividades na área da Educação Física” (B-209 CRUB-UNCo), trabalhamos com professores de Didática da Educação Física e com estudantes em práticas do curso de Formação de Professores em Educação Física. O objetivo foi coletar informações que permitam contribuir com a formação docente através da observação do desempenho (sucessos e dificuldades) dos estudantes estagiários. Por isso, a partir da observação das aulas, estudamos a relação entre o trabalho efetivo e o trabalho estipulado (a planificação). Seguimos a linha de investigação chamada Análise dos enunciados das atividades (Riestra, 2008) que, em articulação com a perspectiva da Análise de Trabalho Docente (Bronckart, 2007, Bronckart, Jobert & Friedrich, 2001), permite estudar os enunciados que os estagiários elaboram para suas aulas.Nessa ocasião, vamos compartilhar uma breve amostra da metodologia de investigação implementada e os resultados da análise de uma aula conformada por jogos complexos que gerou enunciados extensos e precisaram ser reformulados.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
La cesión de derechos no exclusivos implica también la autorización por parte de los autores para que el trabajo sea alojado en los repositorios institucionales UNLP (Sedici y Memoria Académica) y difundido a través de las bases de datos que los editores consideren apropiadas para su indización, con miras a incrementar la visibilidad de la revista y sus autores.
Referências
Anguera, M. T. (2003). La observación. En C. Moreno Rosset (Ed.), Evaluación psicológica. Concepto, proceso y aplicación en áreas del desarrollo y de la inteligencia (pp. 271-308). Madrid: Sanz y Torres.
Anguera, M. T. y Blanco, A. (2011). ¿Cómo se lleva a cabo un registro observacional? Red: Revista de Entrenamiento Deportivo, 25(1), 23-28. Recuperado el 15 de septiembre de 2013 en http://www.revistaentrenamientodeportivo.com
Bronckart, J.-P. (1997/2004). Actividad verbal, textos y discursos. Por un interaccionismo socio-discursivo. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizaje.
Bronckart, J.-P. (2007). Desarrollo del lenguaje y didáctica de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Dávila.
Bronckart, J.-P., Jobert, G. y Friedrich, J. (2001). L’analyse des actions et des discours en situation de travail et son exploitation dans les démarches de formation. Projet déposé au Fonds National Suisse de la Recherche Scientifique (2001-2003).
Bronckart, J.-P., Bulea, E. y Fristalon, I. (2004). Les conditions d’émergence de l’action dans le langage. (Actes du 9ème Colloque de Pragmatique de Genève et Colloque Charles Bally: Les modèles du discours face au concept d’action). Cahier de Linguistique Française, 26, 354-369.
Clot, Y. (2004). Le travail entre fonctionnemet et développement. Bulletin de Psychologie, 57(1), 5-12. DOI: https://doi.org/10.3406/bupsy.2004.15292
Clot, Y. (2005). L´autoconfrontation croisée en analyse du travail: L'apport de la théorie bakhtinienne du dialogue. En L. Filliettaz, y J.-P. Bronckart (Eds.), L'analyse des actions et des discours en situation de travail: Concepts, méthodes y applications (pp. 37-55). Louvain: Peeters, BCILI.
De Tezanos, A. (1981). La escuela primaria: Una perspectiva etnográfica. Revista Colombiana de Educación, 8, 63-90. DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.5062
De Tezanos, A. (1995). Investigación educacional-investigación pedagógica: Significados posibles y propuestas. Chile: Estudios Sociales CPU.
Dejours, C. (2009). Travail et emancipation: Vol. 2. Travail vivant. Paris: Payot.
Faïta, D. (2003). De los géneros de discurso a los géneros de la actividad: Reflexiones a propósito de la investigación acerca de las relaciones lenguaje-trabajo. Calidoscopio, 1(1), 117-136.
Faïta, D. y Vieira, M. (2003). Réflexions méthodologiques sur l´autoconfrontation croisée. D.E.L.T.A., 19(1), 123-154. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502003000100005
Filliettaz, L. & Bronckart, J. P. (2005). L'analyse des actions et des discours en situation de travail: Concepts, método y applications. Louvain: Peeters, BCILI.
Goicoechea, M. V. (2015). Las interacciones verbales y las consignas de tareas en Educación Física. Análisis realizado en San Carlos de Bariloche –Patagonia- Argentina. (Tesis de doctorado. Servicio de publicaciones de la Universidad de La Rioja. Edición electrónica). Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=44114
Goicoechea, M. V. (2021). Prácticas formativas: las consignas implementadas por estudiantes de Educación Física. En Actas del 14º Congreso Argentino y 9º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. La Plata: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata. Disponible en http://congresoeducacionfísica.fahce.unlp.edu.ar/
Leontiev, A. (1983). El desarrollo del psiquismo. Madrid: Akal.
Leontiev, A. (1984). Actividad, conciencia y personalidad. México: Cartago.
Machado, A. R., Lousada, E. y Fereira, A. (2011). O Professor e seu trabalho. A linguagem revelando práticas docentes. Campinas: Mercado de Letras.
Riestra, D. (2000): Análisis de la enseñanza de la lengua materna desde la teoría de la actividad [cd-rom]. En III Conference for Sociocultural Research. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Riestra, D. (2004). Las consignas de trabajo en el espacio socio-discursivo de la enseñanza de la lengua. Thèse de Doctorat FPE 328, Université de Genève. http://www.unige.ch/cyberdocuments/theses
Riestra, D. (2008). Las consignas de enseñanza de la lengua. Un análisis desde el Interaccionismo socio-discursivo. Buenos Aires: Miño y Dávila.
Rodríguez Hernández, B. A. (2021). Entre el plan de clase y la implementación: Análisis del trabajo docente. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 26(90), 815-839.