A importância do aprimoramento dos professores no ensino do Beisebol Five: desafios e oportunidades
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A predisposição para melhorar a qualidade da aula de Educação Física constitui o desejo do autor na procura de opções para garantir
a preparação dos professores de Educação Física, visando aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem do esporte Beisebol Five.
Por essa razão, o objetivo da pesquisa é: elaborar uma estratégia para o aperfeiçoamento dos professores de Educação Física que
ministram o programa Beisebol Five. O diagnóstico foi realizado com os professores de Educação Física, com a aplicação dos
métodos e técnicas: modelagem, análise documental, observação, entrevista, levantamento e pré-experimento. Como métodos estatístico-matemáticos: tabelas de distribuição de frequência, análise percentual e gráficos para a análise dos dados coletados a partir
da aplicação de métodos e técnicas empíricas, evidenciaram insuficiências teórico-metodológicas dos professores de Educação Física
para ministrar aulas da modalidade esportiva Beisebol Five. A proposta foi elaborada em quatro etapas. Os resultados mostraram a
aceitação da estratégia de aprimoramento e evidenciaram, em especial, a relevância na preparação de professores de Educação Física visando ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem do esporte Beisebol Five durante as aulas de Educação Física.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
La cesión de derechos no exclusivos implica también la autorización por parte de los autores para que el trabajo sea alojado en los repositorios institucionales UNLP (Sedici y Memoria Académica) y difundido a través de las bases de datos que los editores consideren apropiadas para su indización, con miras a incrementar la visibilidad de la revista y sus autores.
Referências
Añorga, J. (2014). La educación avanzada y el mejoramiento profesional humano. Varona, 58. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360634165003
Bautista Sánchez, A. (2018). Superación profesional del entrenador deportivo. Universidad de las Fuerzas Armadas - ESPE.
Benesse, J. (2018). Estrategia de superación profesional para los directores de escuelas primarias del municipio Linchinga, Mozambique, orientada a la organización escolar. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona].
Bernaza, (2018) La superación profesional: mover ideas avanzar más. Editorial Universitaria Córdoba: el Cid editor. ISBN: 978959163823. Primera Edición.
Calzado, L., Cardoso, A.E., Ramírez, Á.L., y Felipe, E. (2017). Estrategia para la superación de los profesores de Educación Física dirigida al desarrollo de la psicomotricidad en niños del primer ciclo con parálisis cerebral. Editorial Universitaria.
Castro, et al. (2020) Competencias profesionales de los docentes que imparten Educación Física. Revista Cognosis. Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación. Universidad Técnica de Manabí. Ecuador. Vol. V. Año 2020. Edición Especial, Agosto. ISSN 2588-0578.
Cruz, L. (2019). Modelo de dirección para la superación profesional de los profesores universitarios. Ciencias Holguín, 25(2), pp. 30-44. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181559111003
Deschapelles, M. (2015). Sistema de Superación para los docentes de la Escuela de Oficios “Frank País García” de la Educación Técnica y Profesional. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona].
Estévez Arias, Y., Sánchez Valdés, X. & Torres Hernández, Y. (2022). La superación de los docentes: desafíos ante las adaptaciones al currículo y la educación inclusiva. Revista de Educación Mendive, 20(3), 1051-1069. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_ serial&pid=1815 7696&lng=es&nrm=iso
Ferrat Peláez, J., Maestre Cabrales, D., & Ortiz Guerra, J. G. (2023). Argumentos epistémicos de la superación profesional del jefe de cátedra de educación física. REVISTA EDUCACIÓN FÍSICA, DEPORTE Y SALUD, 6(11), 82-93. https://doi.org/10.15648/redfids.11.2023.3754
Galindo Socarrás, O. E. (2017). La superación de los maestros ambulantes dirigida al desarrollo de la motricidad articulatoria en escolares con diagnóstico de disartria. (Tesis de doctorado). Universidad “Ignacio Agramonte. Loynaz” de Camagüey, Cuba] Archivo digital. https://rediuc.reduc.edu.cu/jspui/bitstream/123456789/1168/1/Odalys%20Emilia%20Galindo%20Socarr%C3%A1s.
González Terán, Valeria Rubí, & Gómez Cardoso, Ángel Luis. (2019). Superación del profesor de Educación Física para la rehabilitación del adulto mayor, desde una visión de ciencia, tecnología y sociedad. Humanidades Médicas, 19(1), 144-159. Recuperado en 28 de diciembre de 2023, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202019000100144&lng=es&tlng=es.
Hernández, T. (2018). La habilidad profesional dirigir en el proceso de formación del licenciado en Cultura Física. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo de La Habana].
López y Rojas (2021) Programa de superación profesional como vía para la formación doctoral. Revista pedagógica de la Universidad de Cienfuegos, 17(80), 304-311.
Martínez, E. (2017). La superación profesional de los cuadros educacionales de la universidad para la formación de sus reservas. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo de La Habana].
Oberto-Dinza, E. (2022). Sistema de ejercicios e indicadores para la preparación técnica de los atletas universitarios del béisbol five. Arrancada, 22(43), 44–62. Recuperado a partir de https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/498
Suárez, O. (2018). Estrategia de superación para profesores de Educación Física, que imparten baloncesto en la Educación Primaria. Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias de la Cultura Física. Facultad “Nancy Uranga Romagoza”. Pinar del Río.
Suarez, et al. (2021) Proceso de superación a profesores de Educación Física. https://www.researchgate.net/publication/336748593.
Torres Galindo, & Ramos Yznaga, D. (2020). El béisbol 5 como juego alternativo para incrementar la motivación en las clases de educación física y el deporte universitario. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 11(1), 237–247. Recuperado a partir de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/942
Vergara Izquierdo, M. (2019). Estrategia de superación para mejorar el desempeño del entrenador de fútbol sala. Revista Ciencia y Actividad Física, 5(2), 54-106.
Vygotski, L., I. (1983). Fundamentos de defectología. Obras completas.(T. V). La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.
Zayas Acosta, R. de la C., Camejo León, F., Valdés Portilla, M. R., & Rodríguez Madera, A. (2022). La Educación Física, su finalidad en la Educación Superior. Opiniones del profesor /Physical
Education, its purpose in Higher Education.Teacher’s opinions. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(1), 23-40. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1141