Clima escolar na aula de educação física: percepção dos alunos do ensino médio
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos alunos do ensino médio de uma escola de uma cidade do centro-sul do Chile sobre o clima escolar nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi quantitativa-descritiva e o instrumento utilizado foi um questionário adaptado do Inventário de Clima Escolar da Califórnia proposto por Khoury-Kassabri (2005), que tem três dimensões:
regras claras, apoio do professor e participação. A amostra do estudo foi composta por 176 alunos chilenos da 1ª à 4ª série. Em termos de análise e resultados, uma porcentagem de 77,8% dos alunos concorda que os professores são justos com eles e 68,8% confirmam que têm um bom relacionamento com o professor. A conclusão é que os alunos desse estabelecimento estão, na sua maioria, satisfeitos pelo tratamento, disposição e apoio dado pelos professores da disciplina.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
La cesión de derechos no exclusivos implica también la autorización por parte de los autores para que el trabajo sea alojado en los repositorios institucionales UNLP (Sedici y Memoria Académica) y difundido a través de las bases de datos que los editores consideren apropiadas para su indización, con miras a incrementar la visibilidad de la revista y sus autores.
Referências
Asún, D. (2009). Análisis de áreas y dimensiones de la gestión directiva que inciden en el fenómeno de la violencia escolar en establecimientos educacionales municipalizados de la Región de Valparaíso. Fondo de Investigación y Desarrollo en Educación, Ministerio de educación de Chile. Disponible en https://goo.su/WmtTz
Ardila, A., Jaimes, G., Noy, M., Reina, O. & Martínez, Y. (2019). La convivencia escolar a través de la educación física. Revista Digital: Actividad Física Y deporte, 5(2), 16–39. https://doi.org/10.31910/rdafd.v5.n2.2019.1251
Ascorra, P., López, V., Núñez, C., Bilbao, M., Gómez, G. & Morales, M. (2016). Relación entre segregación y convivencia escolar en escuelas chilenas con altos puntajes PISA 2009. Universitas Psychologica, 15(1), 65-78. http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.upsy15-1.rsce
Benbenishty, R. & Astor, R. (2005). School violence in context: Culture, neighborhood, family, school, and gender. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195157802.001.0001
Bermúdez, C. & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos, 36, 597–603. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.70447
Bueno, A. (2018). Mediación y menores: mediación escolar. Universidad de Valladolid. Facultad de Ciencias Sociales, Jurídicas y de la Comunicación. http://uvadoc.uva.es/handle/10324/30759
Cabello, A., Moyano, M. & Tabernero, C. (2018). Procesos psicosociales en Educación Física: actitudes, estrategias y clima motivacional percibido. Retos, 34, 19–24. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.57668
Campos, T., Leal, U. & Palominos, J. (2019). ¿Cómo impacta el clima escolar dentro del aula en el logro de los aprendizajes de los alumnos de 5° y 6° básico? [Tesis de Magíster]. Universidad Finis Terrae. Disponible en https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/3302863
Cartaya, M., Moreira, B., Campoverde, M., Rodríguez, R. & Rodríguez, R. (2022). La calidad de la clase de Educación Física: una experiencia desde la autoevaluación del profesor. Universidad y Sociedad, 14(1), 310-321. Disponible en https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2634
Casey, A. & MacPhail, A. (2018). Adopting a models-based approach to teaching physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, 23(3), 294-310. https://doi.org/10.1080/17408989.2018.1429588
Castillo, F., Inostroza, K., Muñoz, B. & Toro, A. (2019). Biodanza y Educación Física: configuración disciplinar para el incremento de la autoestima escolar. VIREF Revista De Educación Física, 8(3), 19–32. Disponible en https://revistas.udea.edu.co/index.php/viref/article/view/340555
Cerda, G., Salazar, Y., Guzmán, C. & Narváez, G. (2018). Impact of the School Coexistence on Academic Performance according to Perception of Typically Developing and Special Educational Needs Students. Propósitos y Representaciones, 6(1), 247-300. https://dx.doi.org/10.20511/pyr2018.v6n1.194
Cervelló, E. & Santos-Rosa, F. (2000). Motivación en las clases de educación física: un estudio de la perspectiva de las metas de logro en el contexto educativo. Revista de Psicología de deporte, 9(12). Disponible en https://archives.rpdonline.com/article/view/66.html
Cornejo, R. & Redondo, J. (2001). El clima escolar percibido por los alumnos de enseñanza media: Una investigación en algunos liceos de la Región Metropolitana. Última década, 9(15), 11-52. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362001000200002
Cuadra, D., Pérez, D., Sandoval, J. & Rubio, J. (2022). Clima escolar y factores asociados: modelo predictivo de ecuaciones estructurales. Revista De Psicología, 40(2), 685-709. https://doi.org/10.18800/psico.202202.002
Díaz, J., Araya, S., Valenzuela, M. & Tejada, K. (2021). Percepción del Personal de Escuelas Municipales Sobre Abuso Sexual Infantil: Estudio Exploratorio. SciComm Report, 1(1), 1–14.https://doi.org/10.32457/scr.v1i1.1429
Dimitrova, R., Ferrer-Wreder, L. & Ahlen, J. (2018). School Climate, Academic Achievement and Educational Aspirations in Roma Minority and Bulgarian Majority Adolescents. Child & youth care forum, 47(5), 645–658. https://doi.org/10.1007/s10566-018-9451-4
Elizondo, A., Rodríguez, V. & Rodríguez, I. (2018). La importancia de la emoción en el aprendizaje: Propuestas para mejorar la motivación de los estudiantes. Cuaderno De Pedagogía Universitaria, 15(29), 3-11. https://doi.org/10.29197/cpu.v15i29.296
Fierro, S., Velázquez, N. & Fernandez, C. (2021). La influencia del clima de aula sobre las emociones del alumnado. Retos, 42, 432–442. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87305
García, B., Lozano, M. & Díaz, I. (2016). Educación y trabajo. En 19 Escalas de Evaluación Psicológica (pp. 91-94). Disponible en https://ri.ujat.mx/bitstream/20.500.12107/3118/1/19-Escalas-De-Evaluacion-Psicologica.pdf
Gálvez-Nieto, J., García, J., Vera-Bachmann, D., Trizano Hermosilla, I. & Polanco, K. (2020). Multilevel latent class cluster analysis of school climate: Individual, family and community factors. Revista de Psicodidáctica, 25(2), 85-92. https://doi.org/10.1016/j.psicoe.2020.01.002
González, E. & Martínez, N. (2018). Educador social y escuela: un reto hacía la educación inclusiva. En Educación social e escola: análise da última década (2006-2016) (pp. 467-479). CEESG/NEG. Disponible en https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7205029
Gordillo, M., Ruíz, M. & Sánchez, S. (2016). Clima afectivo en el aula: vínculo emocional maestro-alumno. Revista Internacional de Psicología del Desarrollo y de la Educación, 1(1). Disponible en https://www.redalyc.org/journal/3498/349851776022/
Grandes, E. (2018). Clima escolar y rendimiento académico de los estudiantes de nivel secundario de una institución educativa de Huánuco. Desafios, 9(2), e72. https://doi.org/10.37711/desafios.2018.9.2.72
Guío, F. (2022). El juego motor para la enseñanza y aprendizaje de las competencias de la educación física. Retos, 45, 1119–1126. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.90023
Hernández, R., Fernandes, C. & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. (6° ed.). McGraw Hill Education.
Khoury-Kassabri, M., Benbenishty, R., Astor, R. A. & Zeira, A. (2004). The contributions of community, family, and school variables to student victimization. American Journal of Community Psychology, 34(3-4), 187-204. https://doi.org/10.1007/s10464-004-7414-4
Lahoz, S. (2021). Clima Escolar, Autoconcepto académico y Calidad de Vida en alumnos/as de aulas culturalmente diversas. Estudios pedagógicos, 47(1), 7-25. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052021000100007
Ley General de Educación. (2009). Ley 20370. Biblioteca del Congreso Nacional de Chile. Disponible en https://bcn.cl/2f73j
López, M., Arrieta, S. & Carmona, F. (2023). Educación física y convivencia escolar, una apuesta desde el currículo. Retos, 47, 25–34. https://doi.org/10.47197/retos.v47.93674
López, V., Bilbao, M. & Rodríguez, J. (2011). La sala de clases sí importa: Incidencia del clima de aula sobre la percepción de intimidación y victimización entre escolares. Universitas Psychologica, 11(1), 91–101. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy11-1.scii
López, V., Bilbao, M., Ascorra, P. & Moya, I. (2014). La Escala de Clima Escolar: Adaptación al Español y Validación en Estudiantes Chilenos. UniversitasPsicológica, 13(3). https://doi.org/10.11144/Javeriana.UPSY13-3.ecea
Marín, M. & Villegas, J. (2016). Clima, autoestima y violencia escolar en estudiantes de séptimo básico a cuarto medio en una escuela de la comuna de Alto Hospicio, Chile. Revista Huellas del Observatorio sobre la Violencia y Convivencia en la Escuela, 4, 60-74. Disponible en https://www.alfepsi.org/wp-content/uploads/2016/08/Revista-Huellas-4-Observatorio-Peru.pdf#page=60
Martín, J. & Boqué, C. (2018). La mediación va a la escuela. Hacia un buen plan de convivencia en el centro. Madrid, Narcea. Teoría De La Educación. Revista Interuniversitaria, 30(2), 277–278. https://doi.org/10.14201/19664
Mena, M. & Huneeus, M. (2017). Convivencia escolar para el aprendizaje y buen trato de todos: Hacia una mejor comprensión del concepto. Cultura educación y sociedad, 8(2), 9–20. https://doi.org/10.17981/cultedusoc.8.2.2017.01
Ministerio de Educación de Chile. (2016). Educación Física y Salud. Programa de Estudio Segundo Medio. Mineduc. Disponible en https://www.curriculumnacional.cl/614/articles-34437_programa.pdf
Ministerio de Educación de Chile. (2023). Convivencia Escolar. Mineduc. Disponible en https://escolar.Mineduc.cl/inclusion-convivencia-e-interculturalidad/convivencia-escolar/
Molpeceres, A., Lucas, A. & Pons, D. (2000). Experiencia escolar y orientación hacia la autoridad institucional en la adolescencia. Revista de Psicología Social, 15(2), 87-105. https://doi.org/10.1174/021347400760259820
Moreno, A. & Hellín, G. (2007). El interés del alumnado de Educación Secundaria Obligatoria hacia la Educación Física. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 9(2). Disponible en http://redie.uabc.mx/vol9no2/contenido-moreno.html
Moreno, R. (2010). Teoría de la carga cognitiva: desarrollo histórico y relación con otras teorías. Prensa de la Universidad de Cambridge. 9-28. https://doi.org/10.1017/CBO9780511844744.003
Nieto, B., Portela, I., López, E. & Domínguez, V. (2018). Violencia verbal en el alumnado de Educación Secundaria Obligatoria. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 8(1), 5-14. Disponible en https://www.mdpi.com/2254-9625/8/1/5
Noor, S., Abd, F. & Yaacob, A. (2020). School Climate and Academic Performance. Oxford University Press USA, 1-23. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.662
Olsen, J., Preston, I., Algozzine, B., Algozzine, K. & Cusumano, D. (2018). A review and analysis of selected school climate measures. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues, and Ideas, 91(2), 47-58. https://doi.org/10.1080/00098655.2017.1385999
Ramón, M., Longoria, M. & Olalde, A. (2019). Algunas consideraciones sobre la resolución de los conflictos escolares. Revista Conrado, 15(67), 135-142. Disponible en https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/933
Rodorigo, M. & Aguirre, T. (2020). La educación social en los centros educativos institucionalizados posmodernos. Contextos Educativos Revista De Educación, 25, 183–200. https://doi.org/10.18172/con.3646
Rohatgi, A. & Scherer, R. (2020). Identifying profiles of students’ school climate perceptions using PISA 2015 data. Large-scale Assess Educ, 8(4). https://doi.org/10.1186/s40536-020-00083-0
Ruvalcaba, N., Gallegos, J. & Fuerte, J. (2017). Competencias socioemocionales como predictoras de conductas prosociales y clima escolar positivo en adolescentes. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 31(1), 77-90. Disponible en http://hdl.handle.net/10201/120531
Sáez, L. (2019). Educadores y educadoras sociales en la escuela: su sentido, nuevas necesidades y nuevas estrategias. Educació social. Revista d’intervenció socioeducativa, 71, 15-38. Disponible en https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7040436
Sáez, U., Lavega, P., Mateu, M. & Rovira, G. (2014). Emociones positivas y educación de la convivencia escolar. Contribución de la expresión motriz cooperativa. Revista de Investigación Educativa, 32(2), 309-326. http://dx.doi.org/10.6018/rie.32.2.183911
Sevil, J., Abós, A., Aibar, A. & García, L. (2016). Importancia del apoyo a las necesidades psicológicas básicas en la predisposición hacia diferentes contenidos en Educación Física. Retos, 29, 3–8. https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.34855
Sierra, J., Vila, E., Caparrós, E. & Marín, M. (2017). Rol y funciones de los educadores y las educadoras sociales en los centros educativos andaluces. Análisis y reflexiones. Revista Complutense de Educación, 28(2), 479-495. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2017.v28.n2.49542
Simonton, K. & Garn, A. (2019). Exploring Achievement Emotions in Physical Education: The Potential for the Control-Value Theory of Achievement Emotions. Quest, 71(4), 434-446. https://doi.org/10.1080/00336297.2018.1542321
Thapa, A., Cohen, J., Guffey, S. & Higgins, A. (2013). A review of school climate research. Review of Educational Research, 83(3), 357–385. https://doi.org/10.3102/0034654313483907
Torres, Á., Pérez, A., Brito, T. & Estrada, C. (2022). Ambiente de aula y resultados de los estudiantes en una unidad de aprendizaje de bioquímica. Información tecnológica, 33(2), 225-234. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642022000200225
Usán, P., Salavera, C., Merino, A. & Jarie, L. (2018). Satisfacción de necesidades psicológicas y orientaciones de meta en profesorado de Educación Física hacia sus alumnos. Retos, 33, 50–53. https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.54057
Vásconez, F. (2020). Normas de convivencia y comportamiento de los estudiantes desde la percepción docente del colegio Clemente Yerovi. Guayaquil. Disponible en https://hdl.handle.net/20.500.12692/47367
Viciana, J. & Mayorga, D. (2018). The three-axes model of planning in physical education (El modelo de planificación de tres ejes en Educación Física). Retos, 33, 313–319. https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.54533
Vidal, R., García, L. & López, R. (2019). Percepciones sobre la escuela democrática en Argentina y España. Educ. Pesqui, 45. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188681
Villagra, C., Cifuentes, A., Cabreras, C. & Aravena, O. (2019). Percepción del profesorado sobre educación sexual en centros escolares de la Araucanía, Chile. Revista de Orientación Educacional, 31(59), 87-106. Disponible en http://www.roeupla.cl/roe/index.php/roe/article/view/32
Zamarripa, J., Castillo, I., Tomás, I., Tristán, J. & Álvarez, O. (2016). El papel del profesor en la motivación y la salud mental de los estudiantes de educación física. Salud Mental, 39(4), 221-227. https://doi.org/10.17711/SM.0185-3325.2016.026
Zueck, M., Ramírez, A., Rodríguez, J. & Irigoyen, H. (2020). Satisfacción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria. Retos, 37, 33–40. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69027