Áreas selecionadas em projetos de graduação em Formação Inicial de Professores em Pedagogia da Educação Física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Claudia Quintana Figueroa
Vanessa Obando-Casanova
Laura Léniz-Maturana
Pablo del Val Martin
Gustavo Pavéz-Adasme
Pedrona Serra-Payeras
Rodrigo Gallardo-Rodríguez
Pere Palou-Sampol
Angélica Vera Sagredo
Felipe Poblete-Valderrama

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever e classificar os projetos de graduação desenvolvidos entre 2009 e 2019 no curso de Pedagogia da Educação Física em uma universidade pública não estatal no sul do Chile. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com uso de estatística descritiva para análise dos dados. Foram analisadas 212 teses e para a classificação foi desenvolvida uma proposta que estabeleceu 3 áreas temáticas, cujos resultados mostram que o maior número de teses de graduação está na área pedagógica, seguida da área disciplinar e, finalmente, da área integral. Conclui-se que estudos descritivos sobre a análise das teses num determinado período permitem conhecer e reorientar os processos de formação inicial de professores em Educação Física em torno das exigências de uma formação de qualidade em relação ao currículo e aos padrões institucionais estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Quintana Figueroa, C., Obando-Casanova, V., Léniz-Maturana, L., del Val Martin, P., Pavéz-Adasme, G., Serra-Payeras, P., Gallardo-Rodríguez, R., Palou-Sampol, P., Vera Sagredo, A., & Poblete-Valderrama, F. (2024). Áreas selecionadas em projetos de graduação em Formação Inicial de Professores em Pedagogia da Educação Física. Educación Física Y Ciencia, 26(2), e299. https://doi.org/10.24215/23142561e299
Secção
Artigos

Referências

Bernate, J. (2021). Educación Física y su contribución al desarrollo integral de la motricidad. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), 643-661.

Betancur-Agudelo, J. E., López-Ávila, C. R. & Arcila-Rodríguez, W. O. (2018). El docente de educación física y sus prácticas pedagógicas. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), 14(1), 15-32.

Brasó, J. J. B. & Flix, X. T. (2018). Reflexiones para (re) formular una educación física crítica. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 18(71), 441-462.

Cabrera Ramos, J. F. (2020). Producción científica sobre integración de TIC a la Educación Física. Estudio bibliométrico en el periodo 1995-2017. Retos: Nuevas Perspectivas de Educación Física, Deporte y Recreación, 37.

Carreiro Da Costa, F., González Valeiro, M. & González Villalobos, M. (2016). Innovación en la formación del profesorado de educación física. Retos: Nuevas tendencias en educación física, deportes y recreación, 29, 251-257. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/43564

Castillo-Retamal, F., Almonacid-Fierro, A., Castillo-Retamal, M. y Bássoli de Oliveira, A. (2020). Formación de profesores de Educación Física en Chile: una mirada histórica. Retos: Nuevas tendencias en educación física, 38(38), 317-324. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73304

Devís, J., Valenciano, J., Villamón, M. & Pérez,V. (2010). Disciplinas y temas de estudio en las ciencias de la actividad física y el deporte. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Fisica y del Deporte, 10(37), 150-166. http://cdeporte.rediris.es/revista/revista37/artdisciplinas147.htm

Facultad de Filosofía y Humanidades (2016). Carrera de Pedagogía en Educación Física deportes y recreación. http://web.archive.org/web/20161118145309/http://humanidades.uach.cl/carreras/pedagogia-en-educacion-fisica-deportes-y-recreacion/

Fernández-Río, J. & Méndez-Giménez, A. (2016). El aprendizaje cooperativo: Modelo pedagógico para Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 29, 201-206.

Gallo, L. E. & Urrego, L. (2015). Estado de conocimiento de la Educación Física en la investigación educativa. Perfiles educativos, 37(150), 143-155.

Gallo, L. E. & Martínez, L. J. (2015). Líneas pedagógicas para una educación corporal. Cadernos de pesquisa, 45, 612-629.

González, V. H., Sans-Rosell, N., Jové-Deltell, C. & Reverter-Masia, J. (2022). Análisis bibliométrico de las tesis doctorales españolas en artes marciales y publicaciones científicas de sus autores. Movimento, 24, 367-382.

Henríquez, V., Hernández, C., Arcay, R. & Pavez, G. (2018). Análisis bibliométrico: tesis de grado de la carrera de pedagogía en educación física de la Universidad de los Lagos, Chile (2009-2015). Revista Ciencias de la Actividad Física UCM, 19(1), 1-8. http://doi.org/10.29035/rcaf.19.1.7

Hernández, R. I. L. & Pérez-Gutiérrez, M. (2016). Análisis bibliométrico de las tesis de pregrado: el caso de Pedagogía en Educación Física de la Universidad Autónoma de Chile (2007-2012). Revista iberoamericana de Educación, 70(1), 181-200. https://rieoei.org/RIE/article/view/80

Jiménez, E. (2004). Análisis bibliométrico de tesis de pregrado de estudiantes venezolanos en el área educación: 1990-1999. Revista Iberoamericana de Educación, 31. https://rieoei.org/historico/deloslectores/623Jimenez.PDF

Lagos Hernández, R. I. & Pérez Gutiérrez, M. (2016). Análisis bibliométrico de las tesis de pregrado: el caso de Pedagogía en Educación Física de la Universidad Autónoma de Chile (2007-2012). Revista Iberoamericana de Educación.

Madrid-López, P. D., Prieto-Ayuso, A., Samalot-Rivera, A. & Gil-Madrona, P. (2016). Evaluación de una propuesta extraescolar de conductas apropiadas en educación física y deportiva. Retos: Nuevas tendencias en educación física, deportes y recreación, 30, 36-42.

Moreno Fernández, O. & Moreno Crespo, P. (2016). Análisis bibliométrico de las tesis doctorales españolas indexadas con el descriptor “Sector de la educación”(1976/2014). Revista Española de Documentación Científica, 39(3), e146.

Olmedilla, A., Ortega, E., González, J. & Villarejo, D. (2013). Análisis de los proyectos de investigación de financiación pública en Psicología del Deporte. Anales de psicología, 29(3), 714-723. https://dx.doi.org/10.6018/analesps.29.3.175851

Ortega, E., Valdivia-Moral, Hernán-Villarejo, D. & Olmedilla, A. (2014). Análisis de los proyectos de investigación concedidos por el Consejo Superior de Deportes (2006- 2012), desde una perspectiva de género. Revista de Psicología del Deporte, 23(1), 95-100. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4872357

Pérez-Gutiérrez, M. & Gutiérrez-García, C. (2015). Historia de la revista Educación Física-Chile: aproximación bibliométrica (1929-2013). Revista Movimento, 21(3), 603-616. https://doi.org/10.22456/1982-8918.53234

Pérez Gutiérrez, M. & Lagos Hernández, R. (2020). 40 años de Estudios Pedagógicos: análisis bibliométrico. Estudios pedagógicos, 46(1), 93-106. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052020000100093

Peset, F., Ferrer-Sapena, A., Villamón, M., González, L. M., Toca- Herrera, J. L. & Aleixandre, R. (2013). Scientific literature analysis of Judo in Web of Science. Archives of Budo, 9(2), 81- 91. http://eprints.rclis.org/21008/1/fulltext564.pdf

Poblete-Valderrama, F., Linzmayer Gutiérrez, L., Matus Castillo, C., Garrido Mendez, A. & Flores Rivera, C. (2018). Percepción de estudiantes de Pedagogía en Educación Física hacia sus profesores. Revista Retos, 33, 143 – 147.

Poblete-Valderrama, F., Linzmayer, L. & Pérez, J. (2018). Formación Inicial Docente en Educación Física: historias, ensayos y proposiciones (1ra Ed.). La Serena, Chile: Nueva Mirada Ediciones.

Poblete-Valderrama, F. (Ed.) (2020). Formación Inicial Docente en Educación Física: reflexiones para el futuro profesorado (1ra ed.). La Serena, Chile: Nueva Mirada Ediciones.

Ramos, J. F. C. (2020). Producción científica sobre integración de TIC a la Educación Física: estudio bibliométrico en el periodo 1995-2017. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 37, 748-754.

Solano López, E., Castellanos Quintero, S., López Rodríguez del Rey, M. & Hernández Fernández, J. (2009). La bibliometría: una herramienta eficaz para evaluar la actividad científica postgraduada. MediSur, 7(4), 59-62.

Shilbury, D. (2011). A bibliometric analysis of four sport management journals. Sport Management Review, 14(4), 434-452. https://doi.org/10.1016/j.smr.2010.11.005

Tobar, B. U., Gaete, M. J. F., Lara, M. M., Pérez, A. M. & Freundt, A. M. R. (2019). Teorías implícitas y modelos de formación subyacentes a la percepción de rol del profesor de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 36, 159-166. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/66532

Valdes-Badilla, P., Pérez-Gutiérrez, M. & Herrera-Valenzuela, T. (2014). Análisis bibliométrico de la producción científica Iberoamericana relativa al taekwondo. Revista Horizonte Ciencias de la Actividad Física, 5(2), 78-88.