Velhice, envelhecimento e idosos nos Congressos de Educação Física e Ciências da Universidade Nacional de La Plata. A construção de uma problemática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Débora Paola Di Domizio

Resumo

O texto apresentado é baseado em uma apresentação feita no último Congresso de Educação Física e Ciência, organizado pelo Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Nacional de La Plata, entre 2 e 7 de outubro de 2023. Como esta edição foi realizada 30 anos após o primeiro Congresso, em 1993, o objetivo foi estudar a evolução do problema gerontológico nas diferentes áreas abordadas em suas 15 edições até hoje, das quais participaram acadêmicos nacionais e internacionais. Neste artigo, as ideias que motivaram a sua redação se referem à possibilidade de analisar os múltiplos espaços de diálogo, debate e participação em que foram apresentados e desenvolvidos os trabalhos sobre a velhice, o envelhecimento e o idoso, que explicam como se estabeleceu uma série de relações e vínculos entre o campo da Educação Física e o que se denominou tríade gerontológica. Em foco estão os aspectos qualitativos e, em menor grau, quantitativos, visando estabelecer um primeiro precedente específico no campo disciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Di Domizio, D. P. (2024). Velhice, envelhecimento e idosos nos Congressos de Educação Física e Ciências da Universidade Nacional de La Plata. A construção de uma problemática. Educación Física Y Ciencia, 26(2), e293. https://doi.org/10.24215/23142561e293
Secção
Artigos

Referências

Arias, C. (2023). Mayores en movimiento: El caso del Frente de Personas Mayores 2017-2019 (Tesis de doctorado). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, La Plata, Argentina. Recuperado de https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.2594/te.2594.pdf

Carballo, C. (2013). La educación física de los otros: Entre las demandas de las instituciones y las estrategias de los docentes. En C. Carballo (Dir.), La educación física de los otros: Las prácticas de los profesores de educación física con sujetos detenidos, menores institucionalizados, personas con discapacidad, adultos mayores y usuarios de sustancias psicoactivas. La Plata: Al Margen.

Di Domizio, D. P. (2018). Educación física y adultos mayores: indicios preliminares para delimitar un campo. En D. Di Domizio (Comp.), La Educación Física con adultos mayores: Experiencias en Latinoamérica. Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, México, Panamá, Perú, Uruguay, Venezuela (pp. 153-163). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Miño y Dávila.

Di Domizio, D. P. (2021). Concepciones gerontológicas en la formación docente en Educación Física. Un estudio acerca de la vejez, el envejecimiento y las personas mayores en doce países de América Latina y del Caribe (Tesis de doctorado). Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, La Plata, Argentina. Recuperado de https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.2137/te.2137.pdf

Di Domizio, D. P. (2022). La vejez en la formación docente en Educación Física. Buenos Aires: TeseoPress. Recuperado de https://www.teseopress.com/lavejezenlaformaciondocenteeneducacionfisica

Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Departamento de Educación Física (2023). Primera Circular 15.º Congreso Argentino, 10. ° Latinoamericano y 2. ° Internacional de Educación Física y Ciencias.

Gómez Hernández, J. A. (2004). La recopilación documental. Para qué y cómo documentarse en Ciencias de la Documentación. En Metodologías de investigación en Información y Documentación (pp.33-69). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.

Jauregui, R. (2017). Evaluación funcional del anciano. Recuperado de https://redemc.net/campus/wp-content/uploads/2017/02/Evaluaci%C3%B3n-funcional-del-anciano2017-BMJ.pdf

Provincia de Buenos Aires. Honorable Cámara de Diputados (2013). Proyecto de declaración de Interés Provincial del 10. ° Congreso Argentino y 5. ° Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. Expediente 394/2013

Organización de Naciones Unidas (1982). Plan de Acción Internacional de Viena sobre Envejecimiento. Recuperado de https://bancos.salud.gob.ar/sites/default/files/2020-01/plan-accion-inter-de-viena_sobre-envejecimiento-activo-1982.pdf

Organización Mundial de la Salud (2015). Informe mundial sobre el envejecimiento y la salud. Recuperado de http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/186466/9789240694873_spa.pdf;jsessionid=2F2189B73E0AFD5B8744B1C9A13A8D57?sequence=1

Organización Mundial de la Salud (2002). Envejecimiento activo. Un marco político. Revista española de geriatría y gerontología, 37(S2), 74-105.

Redondo, N. (2016). La construcción de la vejez y las formas de envejecer. Exposición presentada en la XIIa Reunión de Nacional de Investigación Demográfica en México, Universidad Autónoma de México.

Sardi, V. (2017). Escribir la práctica, inscribir la experiencia. Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación, Vol. 2, 1-14. Recuperado de https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=arti&d=Jpr9494

Yuni, J. A. y Urbano, C. A. (2006). Técnicas para investigar: recursos metodológicos para la preparación de proyectos de investigación. Córdoba: Brujas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)