Orientação de Educação Física na Escola de Ensino Médio da Província de Río Negro: os saberes em jogo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Conforme as normas vigentes, uma das finalidades do ensino médio na Argentina é preparar os alunos para o exercício pleno da cidadania, para o mundo produtivo e para a continuação do ensino superior. Em Río Negro, em 2017, entrou em vigor um novo Desenho Curricular para o ensino médio que, entre outros aspectos, modificou sua estrutura organizacional-curricular e propôs a Educação Física como uma das orientações possíveis. A partir de uma abordagem qualitativa com foco na análise documental, analisamos o atual Desenho Curricular no que se refere às contribuições da orientação da Educação Física e, especificamente, ao conhecimento posto em jogo e o lugar do ensino de esportes nesse percurso educacional. Os resultados preliminares indicam que as disciplinas que fazem parte dessa orientação contemplam diversas práticas corporais que questionam a centralidade que o esporte tem tido historicamente na Educação Física escolar, pelo menos no nível do documento curricular. Consideramos que os saberes que sustentam o discurso da orientação dão indícios sobre qual ensino é promovido, a que sujeito se destina e qual é sua intencionalidade.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
La cesión de derechos no exclusivos implica también la autorización por parte de los autores para que el trabajo sea alojado en los repositorios institucionales UNLP (Sedici y Memoria Académica) y difundido a través de las bases de datos que los editores consideren apropiadas para su indización, con miras a incrementar la visibilidad de la revista y sus autores.
Referências
Ball, S. (2002). Textos, discursos y trayectorias de la política: la teoría estratégica. Páginas, 2-3, 19-33. Recuperado de: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/pgn/article/view/14985
Barco, S. (2008). El derecho a la educación. Concepciones y medidas político educativas en el pasado reciente y en el presente de la República Argentina. Buenos Aires: Clacso.
Corrales, N., Ferrari, S., Gómez, J. y Renzi, G. (2010). La formación docente en Educación Física: perspectivas y prospectiva. Buenos Aires: Noveduc.
Chevallard, I. (1998). La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique.
Feldfeber, M. (1997). La propuesta educativa neoliberal. Revista Espacios, 22, (noviembre-diciembre).
Feldfeber, M. y Gluz, N. (2011). Las políticas educativas en Argentina: herencias de los ´90, contradicciones y tendencias de “nuevo signo”. Educ. Soc., Campinas, 32(115), 339-356. Recuperado de: https://www.readcube.com/articles/10.1590/s0101-73302011000200006 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000200006
Fourés, C. (2017). Políticas curriculares y las prácticas cotidianas institucionales en el Nivel Medio: El caso de la Escuela Secundaria de Río Negro. X Jornadas de Investigación en Educación. A diez años de la Ley de Educación Nacional. "Educación: derecho social y responsabilidad estatal". Recuperado de: https://rid.unrn.edu.ar/bitstream/20.500.12049/5449/3/Ponencia%20Four%c3%a9s.pdf
Jara, M. y Blanco, L. (2022). El lugar de la Historia en los Diseños Curriculares de la Provincia de Río Negro. Entre Reformas y Contrarreformas. Reseñas De Enseñanza De La Historia, 4. Recuperado de: https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/resenas/article/view/3932
Martins, F. y Sacarelo, C. (2017). La formación inicial y la práctica profesional universitaria. En O. Ron y M. Fernández (coords.), (En)Tramado. Educación Física y formación docente universitaria. Neuquén: Educo. Recuperado de: https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/revistaefei/article/view/2769
Martins, F. (2024). Saberes docentes y prácticas de enseñanza de los deportes en Educación Física: una aproximación desde las nociones de cuerpo en escuelas secundarias de San Carlos de Bariloche y Dina Huapi, en el período 2022-2024 [Tesis de doctorado no publicada]. Universidad Nacional de Río Negro.
Pineau, P., Mariño, M., Arata, N. y Mercado, B. (2006). El principio del fin. Políticas y memorias de la educación en la última dictadura militar (1976-1983). Buenos Aires: Colihue.
Puiggrós, A. (2003). Qué pasó en la educación argentina. Desde la Conquista hasta el menemismo. Buenos Aires: Kapelusz.
Renzi, G. y Ferrari, S. (2011). Educación física en la adolescencia. [Artículo inédito]. Buenos Aires.
Seirul-lo Vargas, F. (1992). Valores Educativos del Deporte. Revista de Educación Física, 44, 3-11. Recuperado de: http://www.educacionmotriz.org/articulos/art-valeducdepseirul-lo.htm
Steinberg, C., Tiramonti, G. y Siegler, S. (2017). Políticas educativas para transformar la educación secundaria. Estudios de casos a nivel provincial, primera etapa. Buenos Aires: Unicef, Flacso. Recuperado de: https://www.unicef.org/argentina/sites/unicef.org.argentina/files/2018-04/Educacion_UNICEF_Flacso_PoliticasEducativas.pdf
Tapia, S. M. y Fourés, C. (2021). Enseñanza y continuidad pedagógica en la Escuela Secundaria Rionegrina. Revista IRICE, 41, 11-38. Recuperado de: https://ojs.rosario-conicet.gov.ar/index.php/revistairice/article/view/1434 DOI: https://doi.org/10.35305/revistairice.vi41.1434