Polí­ticas de revisão curricular em Educação Fí­sica da Universidade Nacional de La Plata. Argentina, 1998.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Celeste Felipe

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma investigação que teve como objeto o processo de disciplina legitimação de Educação Fí­sica (EF) da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) entre 1992 e 2004. Em particular, o artigo analisa o último processo reforma curricular da corrida na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (FaHCE) como um evento crí­tico em que diferentes atores se esforçou para levar uma visão da disciplina e da proposta de formação. De compreender a mudança curricular como controverso e complexo, interesses e relações de poder que mobiliza surge como dinãmicas institucionais e disciplinares entram em jogo nesse processo.
A abordagem metodológica baseou-se em um único estudo de caso instrumental que combinou estratégias como análise documental e entrevistas semiestruturadas com atores-chave. Conclui-se que esta mudança foi uma disputa polí­tica em que, embora EF representava o elo mais fraco em um debate de fundo sobre ligação polí­tica curricular, significou um renascimento da disciplina no ambiente institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Felipe, C. (2019). Polí­ticas de revisão curricular em Educação Fí­sica da Universidade Nacional de La Plata. Argentina, 1998. Educación Física Y Ciencia, 21(4), e098. https://doi.org/10.24215/23142561e098
Secção
Artigos
Biografia Autor

Celeste Felipe, Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales. CONICET/Universidad Nacional de La Plata

Professor de Ciências da Educação e Mestre em Educação pela UNLP. Professor assistente de Pedagogia para Educação Física e doutorando em Ciências da Educação pela FaHCE / UNLP. Doutorando do CONICET, com local de trabalho no Instituto de Pesquisa Ciências Humanas e Sociais, IdIHCS (UNLP-CONICET).

Referências

Atairo, D. (2007). Estado, Universidad y actores: complejidad y entrecruzamiento de lógicas e intereses. La implementación del Fondo de Mejoramiento de la Calidad de la Educación Superior en la Universidad Nacional de La Plata (Tesis de Maestrí­a). FLACSO, Buenos Aires, Argentina.

Becher, T. (2001). Tribus y territorios académicos. La indagación intelectual y las culturas de las disciplinas. Barcelona: Gedisa.

De Alba, A. (1998). Currí­culum. Crisis, mito y perspectivas. Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila.

Felipe, C. (2019). Polí­ticas académicas y estrategias de legitimación disciplinar de la Educación Fí­sica en la Universidad Nacional de La Plata (1992-2004) (Tesis de Maestrí­a). Recuperada de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.1619/te.1619.pdf

Galak, E. y Simoy, M. S. (2015). El oficio de ser “profe”. Prácticas, saberes y discursos de la formación superior en educación fí­sica en Argentina. En Crisorio, R., Rocha Bidegain, L. y Lescano, A. (coord.) Ideas para pensar la educación del cuerpo. La Plata, Argentina: EDULP. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.385/pm.385.pdf

Giles, M., Mamonde, M. y Simoy, M. S. (2012). El cuerpo transmitido y construido en la formación de grado en Educación Fí­sica en la Argentina. Trabajo presentado en el I Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas, Rosario, Argentina.

Levoratti, A. (2017). En búsqueda del "prestigio": La creación de la primera Licenciatura en Educación Fí­sica en la Argentina. Trabajo presentado en 12 º Congreso Argentino de Educación Fí­sica y Ciencias, Ensenada, Argentina. Recuperado de http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.10275/ev.10275.pdf

Obiols, G. (1997). La Reforma curricular en la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Un diagnóstico y una propuesta. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, La Plata.

Salit, C. (2011). Procesos de cambio curricular en la Universidad. Aportes desde una lectura en clave pedagógica. Revista Argentina de Educación Superior, 3(3).

Stake, R. (1995). Investigación con estudios de caso. Madrid: Ediciones Morata.

Suasnábar, C. (1999). Las “agendas” de la globalización para la educación superior en América Latina. Una revisión crí­tica de las propuestas de los organismos internacionales y otros actores académicos. En Villa, A. (2011). Currí­culum, Educación Fí­sica y formación del profesorado. El caso del Profesorado de Educación Fí­sica de la Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Ágora para la Educación Fí­sica y el Deporte, 3(13), 321-340. Recuperado de: https://www5.uva.es/agora/revista/13_3/agora13_3e_villa