O desenvolvimento e a aquisição de competências essenciais na conscientização e expressão cultural por meio da capoeira na Educação Física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sergio Moneo
Marcelo Braz

Resumo

No século XXI, as competências essenciais são identificadas como um dos elementos mais necessários a serem desenvolvidos pelos professores. No entanto, a falta de informações nesse sentido dificulta os projetos de ensino-aprendizagem dos professores. Na área de Educação Física do ensino fundamental, este artigo explica um estudo de caso em que procuramos promover a competência essencial de consciência e expressão cultural por meio da elaboração de uma unidade de ensino baseada na capoeira. Os participantes desse estudo foram 98 alunos da 5ª e 6ª séries do ensino fundamental e o professor de Educação Física. Os resultados mostraram que foi possível gerar interesse em aprender sobre uma história e uma cultura diferentes da sua, assim como sobre aspectos relacionados à diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Moneo, S., & Braz, M. (2023). O desenvolvimento e a aquisição de competências essenciais na conscientização e expressão cultural por meio da capoeira na Educação Física. Educación Física Y Ciencia, 25(2), e259. https://doi.org/10.24215/23142561e259
Secção
Artigos

Referências

Alcaraz, F., Alfaro, A., Hernández, A., y Molina, M. (2006). Diseño de Cuestionarios para la recogida de información: metodología y limitaciones. Revista Clínica de Medicina de Familia 1(5), 232-236.

Angrosino, M. (2012). Etnografía y observación participante. Madrid: Ediciones Morata.

Archilla, M. T., y Pérez, D. (2003). Los conflictos y problemas a los que nos enfrentamos el

profesorado a la hora de desarrollar actividades expresivas de educación física: 333-338. En Sánchez, G., Tabernero, B., Coterón, J., Llanos, C., y Learreta, B. Expresión, creatividad y movimiento. Congreso Internacional de Expresión Corporal y Educación. Zamora: Amarús.

Blázquez, D., y Sebastiani, E. (Coords). (2009). Enseñar por competencias en educación física. Barcelona: INDE

Bastante, S., y Delgado, M. (2021). La Historia del Arte en el aula. Del desconocimiento a la integración: 337-344. En Salido, P. V., e Irisarri, M. R. Reflexiones multidisciplinares para el tratamiento de la competencia artística y la formación cultural. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.

Campos, G., y Lule, N. M. (2012). La observación, un método para el estudio de la realidad. Revista Xihmai 7(13), 45-60. DOI: https://doi.org/10.37646/xihmai.v7i13.202

Contreras, O., y Cuevas, R. (Coords). (2011). Las competencias básicas desde la educación física. Barcelona: INDE.

Coterón López, J., y Sánchez Sánchez, G. (2013). Expresión Corporal en Educación Física: bases para una didáctica fundamentada en los procesos creativos. Retos, 24, 117–122. https://doi.org/10.47197/retos.v0i24.34541 DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i24.34541

Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo XXI. Madrid: UNESCO.

Escamilla, A. (2008). Las competencias básicas. Claves y propuestas para su desarrollo en los centros. Barcelona: Graó.

Estepa, J., y Martín-Cáceres, M. J. (2018). Competencia en conciencia y expresiones culturales y educación histórica. Patrimonios en conflicto y pensamiento crítico: 75-86. En Miralles, P, y Gómez, C. J. La educación histórica ante el reto de las competencias. Métodos, recursos y enfoques de enseñanza. Huelva: Octaedro.

Figueras, S., Capllonch, M., Blázquez, D., y Monzonís, N. (2016). Competencias básicas y educación física: estudios e investigaciones. Apunts. Educación Física y Deportes, 123, 34-43. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2016/1).123.04 DOI: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2016/1).123.04

Flick, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata, A Coruña: Fundación Paideia Galiza.

Hernández, R., Fernández C., y Baptista Mª. P. (2003). Metodología de la investigación (6ª ed.). México: McGraw-Hill.

Hortigüela, D., Pérez, A., y Abella, V. (2016). ¿Cómo Perciben las Competencias Básicas los Docentes? Estudio Cualitativo sobre su Incorporación como Herramienta de Aprendizaje. Qualitative Research in Qualitative Research in Education, 5(1), 25-48. http://dx.doi.org/10.17583/qre.2016.1348 DOI: https://doi.org/10.17583/qre.2015.1348

Iório, L. S., y Darido, S.C. (2005). Educação Física, Capoeira e Educação Física escolar: possíveis relações. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 4(4), 137-143.

Lleixà, T. (2007). Educación física y competencias básicas. Contribución del área a la adquisición de las competencias básicas del currículo. Tándem (23), 31–37.

López Pacheco, J. (2010). Contribución de la Educación Física a la adquisición de las competencias básicas en Bachillerato. EmásF: Revista Digital de Educación Física (6), 36-46. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=3324147

Melo, V. T. (2011). A capoeira na escola e na Educação Física. Revista Motrivivência 23(37), 190-199. Disponible en: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p190 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p190

Molina, J. P., y Antolín, L. (2008). Las competencias básicas en educación física: una valoración crítica. Cultura, Ciencia y Deporte: Cultura, Ciencia y Deporte, 8, 81-86. http://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=2672707 DOI: https://doi.org/10.12800/ccd.v3i8.200

Moneo, S. (2014). La Capoeira como contenido de la educación física escolar. Análisis de su incidencia educativa en un estudio de caso [Tesis doctoral, Universidad de Barcelona]. Tesis Doctorals En Xarxa. Disponible en: http://hdl.handle.net/10803/283809

Moneo, S. (2021). La introducción de la Capoeira en un contexto extraescolar multicultural.

Una experiencia práctica hacia la interculturalidad. Revista ArtsEduca (28), 152-171. Disponible en: https://doi.org/10.6035/Artseduca.2021.28.12 DOI: https://doi.org/10.6035/Artseduca.2021.28.12

Moreira, A. de J., & Silva, M. C. de P. (2018). Possibilidades didático-metodológicas para o trato com a lei nº 10.639/2003 no ensino da educação física: a importância da educação étnico-racial. HOLOS, 34(1), 193–200. https://doi.org/10.15628/holos.2018.2891 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.2891

Orden ECD/65/2015, de 21 de enero, por la que se describen las relaciones entre las competencias, los contenidos y los criterios de evaluación de la educación primaria, la educación secundaria obligatoria y el bachillerato. Boletín Oficial del Estado (25), de 29 de enero de 2015. Disponible en: https://www.boe.es/eli/es/o/2015/01/21/ecd65/con

Pérez-Pueyo, Á., Vicente, M., y Hortigüela, D. (2019). ¿Por qué y para qué de las competencias clave en educación física? Análisis de dos posturas contrapuestas. Retos, 35, 7–12. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.60646 DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.60646

Real Decreto 157/2022, de 1 de marzo, por el que se establecen la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Primaria. Boletín Oficial del Estado, (52), de 2 de marzo de 2022. Disponible en: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2022-3296

Recomendación del Consejo, de 22 de mayo de 2018, relativa a las competencias clave para el aprendizaje permanente (Texto pertinente a efectos del EEE.). (2018). Diario Oficial, C 189, 1-13. CELEX. Disponible en: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:32018H0604(01)

Rodríguez, J., y Gómez, O. (2021). La competencia en conciencia cultural y expresiones artísticas como medio de atender a la diversidad: 125-134. En Salido, P. V., e Irisarri, M. R. Reflexiones multidisciplinares para el tratamiento de la competencia artística y la formación cultural. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha. DOI: https://doi.org/10.18239/jornadas_2021.29.09

Stott, L., y Ramil, X. (2014). Metodología para el desarrollo de estudios de caso. Centro de Innovación en Tecnología para el Desarrollo Humano – itdUPM. Disponible en: https://www.coursehero.com/file/41452493/metodologia-estudios-de-casopdf/

Salido López, P.V. y Irisarri Juste, M.R. (coords.)(2021). Reflexiones multidisciplinares para el tratamiento de la competencia artística y la formación cultural. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha. http://doi.org/10.18239/jornadas_2021.29.00 DOI: https://doi.org/10.18239/jornadas_2021.29.00

Salido López, P. V., y Salido López, J. V. (2015). Miradas artísticas en la literatura de viajes: competencia en conciencia y expresiones culturales. Revista Opción, 31(1), 772-789. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31043005043

Sánchez, Mª. D., Gómez L. M., y Gutiérrez, R. (2018). La CCEC para poner en valor la herencia literaria medieval hispano-árabe en un contexto educativo Intercultural. Tercio Creciente, (13), 57-78. Disponible en: https://doi.org/10.17561/rtc.n13.5 DOI: https://doi.org/10.17561/rtc.n13.5

Simons, H. (2011). El estudio de caso: teoría y práctica. Madrid: Ediciones Morata.

Soares, G. C. (2010). A prática da Capoeira na Educação Física e sua contribuição para a aplicação da Lei 10.639 no ambiente escolar: A Capoeira como meio de inclusão social e da cidadania. III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte.

Stake, R. (1998). Investigación con estudio de casos. Madrid: Ediciones Morata.

Tavares, L. C. (2006). O corpo que ginga, joga e luta: A corporeidade na capoeira. Salvador: L. C. Tavares.

Troncoso, C., y Amaya, A. (2017). Entrevista: guía práctica para la recolección de datos cualitativos en investigación de salud. Rev. Fac. Med. 65(2), 329-332. Disponible en: https://doi.org/10.15446/revfacmed.v65n2.60235 DOI: https://doi.org/10.15446/revfacmed.v65n2.60235

Vaca Escribano, M. (2008). Contribución de la educación física escolar a las competencias básicas señaladas en la LOE para la educación primaria. Tándem: Didáctica de la EF, 26, 52-61. http://dialnet.unirioja.es/servlet/extart?codigo=2512642

Wilmer, O. (2013). El estudio de casos. Una vertiente para la investigación educativa. Revista Educere 17(56), 139-144. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35630150004